Mãos de Minas
Voltar

Perguntas e respostas:

Como posso participar da Loja Virtual Mãos de Minas ( E-commerce)?

Se for um vendedor, você mesmo cria a sua loja, para tal basta clicar em " Criar loja". Se for um comprador, basta preencher o cadastro no site ( CPF ) e ir às compras.

Quem pode vender na Loja?

Qualquer artesão pessoa física, MEI, associação ou cooperativa de artesão que seja associada a Central Mãos de Minas. Para isso você poderá optar por se associar somente na modalidade Loja Virtual ou na modalidade Atendimento.

Em caso de dúvida basta solicitar uma consulta pelo e-mail apoio@maosdeminasonline.org.br ou acessar http://www.maosdeminasonline.org.br/Help

Eu pago mensalidade, o que a Central Mãos de Minas faz com este dinheiro?

Como uma ONG, precisamos de todo apoio para nossa manutenção, logo, valores arrecadados são usados para as despesas correntes, tais como aluguel, água, luz, telefone, contador, advogado, funcionários, enfim tudo para manter a associação.

Na emissão da Nota Fiscal, o que tenho que pagar?

- ASSOCIADO ATENDIMENTO:

- Para venda a contribuinte (lojista), você paga 6,5% sobre o valor da nota, sendo 3% de imposto de ICMS e mais 3,5% de contribuição à Central Mãos de Minas.

- Para venda a não contribuintes (pessoas que não irão revender, como exemplo: brindes), você é isento de imposto, logo paga apenas 3,5% do valor da nota como contribuição à Central Mãos de Minas.

- Para levar produtos a feiras você paga 2,0% de contribuição à Central Mãos de Minas.

- ASSOCIADO EXPORTAÇÃO:

- Para exportação você paga 3,5% sobre o valor das vendas, como doação à Central Mãos de Minas.

- ASSOCIADO LEGAL:

- Para qualquer venda você paga 10% sobre o valor da nota, já incluso os impostos de ICMS.

Por eu ser associado da Mãos de Minas tenho beneficio no site Pouso e Prosa?

Sim, o associado da Mãos de Minas tem prioridade nos destaques e na página do Pouso e Prosa no Facebook, onde divulgamos todos os dias o trabalho de algum artesão.

Por eu ser associado da Mãos de Minas, tenho algum benefício na Feira Nacional?

Sim, associado da Mãos de Minas tem desconto – consulte este desconto no setor de feira fna1@centrocape.org.br

Por que quando emito uma nota fiscal o frete tem que ser por conta do destinatário e não pode ser por minha conta?

A Mãos de Minas tem cerca de 1000 associados. Se cada associado fizer suas vendas e mandar o frete para a Mãos de Minas pagar, isto se tornaria uma loucura inadministrável. Por isto, o frete tem que ser por conta de quem esta recebendo o produto.

Qual é a vantagem que tenho de ser associado à Mãos de Minas?

 

Na Mãos de Minas você pode produzir com tranquilidade e buscar ferramentas para legalizar suas vendas. Você tem à disposição diversos serviços e benefícios que auxiliam a vida do artesão. 

Quando eu emito uma nota fiscal, os direitos e deveres da nota são meus, ou seja, o comprador vai pagar direto pra mim. Mas se ele não quiser e pagar direto com a Mãos de Minas? O que acontece?

É simples. Você pedirá ao cliente que faça o pagamento em uma conta identificada (Banco do Brasil – agencia 3368-5 – conta corrente numero 63560-x). Quando o dinheiro estiver em conta será feita a localização e identificação do pagamento, onde localizamos quem pagou e verificamos no sistema quem vendeu para este cliente. Todo o processo, visto o número de verificações diárias e todas as obrigações do setor financeiro, leva cerca de 2 dias úteis é feito de acordo com o ordem de chegada em nosso sistema. 

Se eu por algum motivo minha produção for interrompida, como fica o pagamento da mensalidade?

Neste caso é obrigação do associado avisar ao Atendimento e pedir a suspensão temporária da cobrança de sua mensalidade. Isto é permitido somente para períodos de incapacitação superiores a 4 meses. O associado precisará provar a incapacidade de produzir, caso contrário será suspenso, podendo retornar quando quiser, desde que submetido ao processo de inicial de associação. 

Se eu quiser me formalizar, posso continuar a ter apoio da Mãos de Minas?

Ao menos que você seja um MEI (Micro Empreendedor Individual), caso contrário, sua associação será suspensa.

Tenho vantagem em me formalizar?

Isto depende de cada um. O primeiro ponto é volume de faturamento. Quando você atingir R$ 120.000,00/ano, não podemos mais ter você como associado.

Outra questão é ter empregados. Uma coisa é você ter um ou dois ajudantes informais o que aceitamos que isto aconteça, pois consideramos aprendizes.

Mas se você crescer e tiver muitos ajudantes e precisar assinar a carteira de trabalho deles, aí você tem que formalizar. A lei Geral das Micro e Pequenas Empresas facilita muito e diminui bastante os custos de obrigações sociais e impostos das pequenas empresas. Faça uma análise de seu negocio e veja se já esta na hora de se formalizar.

Mas antes fique atento para uma série de questões:

a) Se você funciona na sua casa, veja se a prefeitura irá lhe fornecer um alvará de localização onde você reside.

b) Se você legalizar na sua casa, atenção para o IPTU que passará de residencial para comercial, aumentando em mais de 50%.

c) Levante seus custos novos na “ponta do lápis”, tais como os impostos, o contador, os alvarás de funcionamento, localização, meio ambiente, corpo de bombeiros, Cemig, etc.

d) Analise detalhadamente o que você vai perder (em custos), mas o que você também vai ganhar (em produtividade e possibilidade de crescimento mais rápido). Faça um Plano de Negócios para ter certeza do passo que está dando, pois abrir uma empresa é super fácil, mas fechá-la é mais complexo.